Município de Óbidos contra a inclusão do Oeste na Região de Turismo do Centro

A Câmara Municipal de Óbidos está contra a passagem da Entidade Regional de Turismo do Oeste para a Região Centro.

Com a mudança do mapa administrativo das Regiões de Turismo, o Oeste passaria a estar englobado na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

No entanto, essa situação foi alterada e, a partir de agora, será Coimbra a comandar a estratégica turística da região Oeste.

Ricardo Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Óbidos, disse hoje [12 de abril], em conferência de imprensa, que teve lugar na sede da Entidade Regional de Turismo do Oeste, em Óbidos, que esta posição “não se trata de um capricho, mas sim de uma questão de estratégia económica”, uma vez que “é reconhecida a importância que o Turismo tem para a região”. Por outro lado, o autarca destaca a “importância que Lisboa tem tido nos últimos anos” e, por isso, “não podíamos estar mais de acordo com esta vontade de todos em estarmos associados a Lisboa, até por ser a principal porta de entrada de turistas no nosso País”.

“Estamos aqui a trabalhar para ajudar todo o setor económico, para criarmos riqueza, mais emprego e qualidade de vida. Nós criamos todas as ferramentas para que os empresários do setor consigam, cada vez mais, captar um maior número de turistas, terem melhores condições de oferta e complementar produtos turísticos de Lisboa e o golfe é, sem dúvida, um desses produtos”, sublinhou Ricardo Ribeiro.

Segundo o vereador, foi definida “uma estratégia ao longo dos últimos anos e que agora pode cair por terra em função de uma alteração legislativa que não podemos concordar e que tudo iremos fazer para contrariar”.

Nesta conferência de imprensa, António Carneiro, presidente da Entidade Regional de Turismo do Oeste, foi muito claro. “Este mapa é um absurdo e vai destruir uma arrumação turística que tem dezenas de anos”, afirmou, acrescentando que “a ligação do Oeste é e sempre foi com Lisboa”, pelo que “não faz sentido irmos para o Centro”.

 
 

Implementado por: